A prótese ocular é um instrumento de reabilitação.
Actua não só na melhoria da estética, mas também na aceitação pessoal e social do indivíduo.
Sabe-se que a perda de um olho afecta o quotidiano da pessoa e interfere na sua auto-estima.
No caso de crianças afecta, inclusivé, o seu desenvolvimento psicológico.
A perda de um olho pode ter várias causas: traumas, tumores, complicações provenientes de outras doenças oculares e problemas congénitos.
Em todos esses casos, a ausência do globo ou o seu tamanho diminuído geram a atrofia da pálpebra e o lado afectado permanece cada vez mais fechado, ressaltando a diferença facial.
A presença da prótese ocular desempenha um papel importante na preservação da estética. Ela serve como fisioterapia ou estímulo para que a musculatura da pálpebra seja utilizada, o piscar ocorra normalmente e a aparência seja semelhante à do outro olho.
De que são feitas as Próteses Oculares?
O seu material é PMMA (Polimetilmetacrilato), anti-alérgico e inquebrável.
A cor da prótese ocular fica aproximada à do meu outro olho?
A pintura é feita de forma artesanal (inclui uma técnica que denominamos de Dupla Pintura), tendo em conta todas as singularidades existentes, conferindo um aspecto natural e uma noção de maior profundidade à íris.
Fiz uma enucleação (retirar o olho) do meu olho direito, conseguem colocar uma prótese?
Sim, temos solução para casos como: Microftalmia; Olhos queimados; Enucleações; Leucomas; Eviscerações; Ptisis Bulbi; Estrabismos sem visão, entre outros ...
Quantos anos dura uma prótese ocular?
O tempo de vida de uma prótese varia de caso para caso, dependendo das alterações físicas pelas quais o paciente passa com o decorrer do tempo.